21 de Abril foi, na verdade, o Dia do Bode Expiatório no Brasil e você nem soube disso! – Também! O Google “nem subiu o Doodle do bichinho…“
Leia a crônica e nunca mais se esqueça de Joaquim José da Silva Xavier!
Tiradentes foi enforcado em 21 de abril.
Isso você sabe.
De 1.792. Agora já lhe arranco um dente, como Tiradentes -que de dentista mesmo nem diploma tinha - aprendeu o ofício com o padrinho, que o criara desde pirralho.
Tiradentes, o arrancador, foi contra a Coroa portuguesa porque esta também arrancava o couro da nobre população com os altos impostos. Pobre de marré decí, se juntou a nobreza pagadora dos tributos para peitar a Coroa. Resultado: dos 10 condenados pela revolta, só Tiradentes, o pobre, morreu pelos chifres: enforcado! E como diz o ditado popular que "pobre é sempre o que se ferra primeiro", pouparam os 9 nobres e assim o enforcaram e o esquartejaram. Ele que só foi um minerador, um tropeiro, um alferes e um dentista sem diploma, mas de ofício. Desde o Rio até Minas Gerais, suas partes foram então dependuradas pelos postes da Estrada Real. Numa época em que rádio não existia, a mensagem tinha que ser bem transmitida a quaisquer valentes que devaneassem outra tamanha ousadia.
E assim, através do homem do ofício de arrancar os dentes, ganhamos o dia 21 de abril como o dia do bode expiatório! Cousa que existe até hoje. Deve ser por isso que ir ao dentista sempre é para nós, um algouro. Pávidos ficamos, quando nos lembramos que na manhã seguinte temos agenda com a cadeira do dentista e seu motorzinho.
Ziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...




Leave a comment